sexta-feira, 10 de junho de 2016

O que é Sociologia ?

Provavelmente, uma das perguntas mais comuns na vida de um sociólogo é também a que ele mais repete para si mesmo: a final de contas, o que é “Sociologia”? Qual seu propósito? Para que vou usar isso em minha vida?
Bom, a última pergunta não é necessariamente a de um sociólogo, mas é com certeza uma das que esse profissional mais escuta. Imagino que você, caro leitor, já deve ter feito essa mesma pergunta ao seu professor. Ou já se viu perdido naquele turbilhão de nomes complicados que todos os sociólogos adoram e que muitas vezes parecem servir apenas para nos confundir.
Muito bem, nada tema! A sessão de Sociologia do Brasil Escola está a postos para responder essas e todas as perguntas que venham assombrar nossas brilhantes cabeças.

O que é Sociologia?
Comecemos do princípio. Em termos simples, a sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos.
O olhar sociológico nos traz sempre uma nova perspectiva sobre situações que aparentemente são de natureza individual, mas que acabam por atingir uma gama muito maior de nossa realidade coletiva. Podemos tomar como exemplo o desemprego que, embora seja uma terrível tragédia na vida do indivíduo, ecoa em toda cadeia social, afetando nossa realidade econômica e acentuando a desigualdade social e, possivelmente, agravando outros problemas como a violência, a fome e a precarização da educação.


A Sociologia é uma Ciência?
A sociologia é, para todos os fins, uma ciência. Está intimamente ligada ao método científico, embora se divirja em certos pontos, e se propõe a compreender processos e fenômenos, direta ou indiretamente, observáveis. Muito embora não seja possível colocar uma sociedade ou uma interação social sob a lente de um microscópio, é possível que se aborde partes específicas de nossa realidade para que possamos observá-la e, a partir dessas observações, tentar traçar explicações, teorias e conclusões sobre esses “objetos” que também são concretos em sua própria forma.

De onde surgiu a Sociologia
Como matéria única, a sociologia é relativamente “nova”. Ela se inicia como ideia em meados do século XIX, com o filosofo francês Augusto Comte, que propunha uma nova área de estudo que reunisse as principais áreas do conhecimento das ciências humanas em uma única, que se proporia a compreender todos os aspectos do homem social e os fenômenos que se manifestariam nas diversas realidades sociais.
Para tanto, essa nova área de conhecimento, de acordo com Comte, deveria se propor a ser universal e aplicável a toda e qualquer sociedade que exista ou venha a existir. Com esse objetivo, Comte volta-se para a forma de observação das demais ciências anteriores à nova Sociologia, argumentando que os estudos dessa nova matéria deveriam se pautar em fenômenos observáveis e mensuráveis pra que fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva é chamada de “positivismo” e é a forma dominante de observação do mundo em meados da Revolução Industrial (séculos XIX - XX)

Qual a função da Sociologia em minha vida?
Essa é a principal questão para muitos. O olhar sociológico nos ajuda a encarar nossa realidade por ângulos que não estamos habituados a enxergar. Como seres humanos e indivíduos, estamos acostumados a levar em consideração apenas o que está em nosso contato direto. No entanto, nossa realidade não é apenas formada pelas nossas experiências particulares, nossa interação com os demais integrantes de nossa realidade e as interações que esses têm em sua realidade, tomam parte na construção de um todo muito maior e, por tanto, acabam por moldar nossas próprias realidades e as formas com que interagirmos com o mundo.
A sociologia está aí para nos fazer olhar mais longe, desanuviar nossa visão do mundo e nos fazer perceber que nossa realidade vai muito além do que imaginamos.

O Trabalho do Historiador e suas fontes históricas.






ASSISTA A VÍDEO-AULA E RESPONDA:


1.      - A partir do que discutimos em sala e das informações contidas no vídeo marque apenas as alternativas verdadeiras:
(      ) O estudo da história fundamenta-se apenas no passado descartando qualquer análise do presente.
(      ) Uma avaliação criteriosa do passado pode ser muito importante para tentar resolver problemas presentes como a fome, a violência, as guerras dentre outros.
(      ) A maioria das sociedades antigas por não terem domínio da escrita deixaram poucas informações sobre seu passado o que nos inpede de conhecermos melhor nossos antepassados.
(      ) Os fatos históricos só têm validade se puderem ser comprovados, assim pessoas de baixa renda que não possuem documentos nem objetos de valor ficam de fora de todo processo histórico.
(      ) Analisar o passado comparando com o presente, observando as permanências e rupturas é o grande desafio do historiador que com um trabalho minuciosa tenta desvendar informações sobre tempos passados.
(      ) História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico,cultura ou civilização.

2 - A partir da leitura  responda:

Periodização da História                               
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
Paleolítico e Neolítico: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
   
        a)Em que fase da história você nasceu?
       b)Escolha um período diferente do que você nasceu, pesquise um fato histórico que ocorreu nesta fase e explique que fonte histórica você utilizou.

Quando observamos a organização do tempo e das informações históricas em um livro didático, mal pensamos sobre todo o processo que envolveu a fabricação daquele material disponível para estudo. O passado, enquanto objeto de estudo, não está devidamente organizado e analisado em todas as suas dimensões. Para que seja possível conhecê-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestígios que possam fornecer informações e respostas ao seu exercício de investigação.

3.   Sobre as fontes históricas marque as alternativas corretas:
(      ) O estudo da História conta com um conjunto grande de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
(      ) Os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos) buscando uma análise detalhada de tempos passados.
(      ) Qualquer objeto antigo pode ser aceito como uma fonte confiável e assim ajudar na interpretação  do passado histórico.
(      ) As fontes históricas são vestígios do passado e auxiliam o historiador em sua pesquisa de interpretação do passdo histórico.
(      ) Qualquer pessoa pode fazer o trabalho do historiador já que essa profissão tem pouco valor para a sociedade e não exige nenhuma formação acadêmica (universitária).

4. -Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.       


1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais

(    ) Moedas
(    ) Jornais
(    ) Depoimentos
(    ) Fotos
(    ) Leis
(    ) Gravações
(   ) Desenhos
(   ) Gravuras


5- Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.


1 Fontes escritas 
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais

( ) Moedas
( ) Jornais
( ) Brinquedos
( ) Fotos
( ) Leis
( ) Gravações
( ) Desenhos
( ) Gravuras


6) Complete corretamente:

a)Um carrinho de plástico e bolinhas de gude são documentos de fontes materiais.

b)O cartão postal do Corcovado é um documento de fonte visual.

c)Um livro contendo a Constituição Federal é um documento de fonte escrita.

d)Jonas fez uma entrevista ,com seu ídolo de futebol, usando o seu gravador novo. Essa entrevista é um documento de fonte oral.


7) O que é fonte histórica?
Fonte histórica é um vestígio deixado por pessoas que viveram no passado e que permite o trabalho de investigação do historiador. A partir da fonte histórica é possível construir o conhecimento sobre determinada época.

8) Cite exemplos de fontes históricas.
Cartas, depoimentos, utensílios domésticos, pinturas ...


9) Responda:    
a) Por que no passado as fontes históricas escritas eram as mais aceitas?
Porque no passado se valorizava a cultura letrada das elites, como se apenas ela fosse digna de confiança.
b) O que mudou nessa concepção?       
Atualmente, os historiadores não acreditam mais numa verdade absoluta, contida nos textos escritos. o que é aceito hoje é que os conhecimentos históricos é diferente dos acontecimentos.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Profissão Historiador


A história é a ciência encarregada do passado da humanidade utilizando como método aquele próprio das ciências sociais. A ação deste profissional não só se limita a situar os fatos no tempo e no espaço, mas, hoje, ele atua em diversas áreas como a análise da sociedade sob a perspectiva cultural, econômica, étnica, política; as relações interpessoais; os conflitos regionais e religiosos, etc.
A pessoa que se ocupa desta disciplina é o Historiador. Portanto, o historiador é aquele profissional encarregado da reunião de dados e documentos, interpreta, reconstrói, e analisa o passado de grupos, indivíduos, costumes, idéias, instituições, cultura, artes, regiões, movimentos sociais de todos os aspectos da história, situando, desta maneira, os fatos em seu contexto.
Para ser historiador (nos níveis fundamental e médio) é necessário possuir o bacharelado e licenciatura em história. Já no ensino superior, é preciso, na maioria das vezes, ser doutor ou mestre nesta área, aqui a licenciatura não é necessária.
As características desejáveis para se tornar historiador são: ter um espírito curioso e investigativo, boa memória, senso crítico, facilidade para a escrita e expressão oral, grande interesse pela leitura, raciocínio lógico, capacidade de reflexão e análise, interesse pelas questões sociais e capacidade organizacional.
As principais áreas de atuação do historiador são o ensino (fundamentalmédio e superior); investigação e análise de fatos históricos e publicação de livros e teses e consultoria (palestras, seminários, elaboração de eventos para empresas, museus, fundações culturais, arquivos, bibliotecas, lojas de antiguidades, órgãos internacionais, empresas de gestão de artes, emissoras de televisão, etc.).
Dentre as principais atividades do historiador, podemos citar a assessoria a empresas de turismo (roteiros de viagens), escritores, autores e roteiristas de produções culturais de toda espécie; elaboração de projetos e angariação de recursos; organização de exposições históricas, seminários, debates; eventos em museus; análise e interpretação de documentos como cartas, fotos, jornais, etc., elaboração de revistas e organização de informações e acervos.